Thursday 29 September 2016

2016.11.18_29 - HATE (POL) + NOCTEM (SPA) + Guests - Porto e Lisboa



HATE (POL) + NOCTEM (SPA) + GUESTS @  PORTO E LISBOA


Existem dois tipos de bandas boas. O primeiro é constituído pelos grupos pioneiros, pelos raros casos de originalidade que forjaram os diferentes géneros de metal tais como os conhecemos hoje. O segundo é composto por um punhado de projectos que, pegando nesses géneros, souberam moldá-los e transformá-los em algo próprio, que resume a essência de um determinado estilo. Os Hate, nascidos no primeiro ano da década de 90 na cidade polaca de Varsóvia, pertencem ao segundo grupo, mas fazem-no com estilo. Começaram por ser associados ao conjunto das inúmeras bandas que tentavam apenas ser os próximos Vader e/ou Behemoth e acabaram, duas décadas e meia volvidas, a representar a primeira divisão do metal extremo polaco com o que de melhor o black e o death metal local têm para oferecer. E, como o público do Porto (Hard Club, 28 de Novembro) e Lisboa (RCA Club, 29 de Novembro) vai poder testemunhar, fazem-no ao vivo sem comprometer nem a forma nem o conteúdo daquilo que o metal extremo verdadeiramente representa.

O vocalista e guitarrista Adam Buzko, conhecido na cena como Adam The First Sinner, formou os Infected em Setembro de 1990, com uma série de músicos locais que incluíam o baterista Mittloff (actualmente nos Riverside) e o guitarrista Quack. Pouco tempo depois, o grupo abandonava a sonoridade thrash metal que praticava, mudava o nome para Hate e dedicava-se ao death metal. Três maquetas foram gravadas até 1996, ano em que foi editado o seu álbum de estreia “Daemon Qui Fecit Terram”, em formato cassete. As comparações com as bandas conterrâneas “grandes” como Behemoth e Vader eram recorrentes, mas alguma imprensa underground destacava a capacidade do quarteto para unir a negridão satânica dos primeiros à precisão técnica dos segundos. Essa versatilidade ficou vincada no segundo disco, “Lord Is Avenger”, também lançado em cassete. Os Hate começavam então a dar nas vistas numa cena europeia cada vez mais interessada em música de inspiração anti-cristã e o almejado contrato discográfico com uma editora de renome chegou em 1999 – com a Metal Mind Productions – consubstanciado pelo EP “Victims”.

Os Hate eram, cada vez mais, uma banda internacional mas foi apenas em 2003, por altura do lançamento do seu quarto álbum de estúdio “Awakening Of The Liar”, que o grupo entrou na rota das digressões europeias regulares, muito por “culpa” do contrato assinado com a Empire Records e Management, agência de grandes nomes polacos como Vader ou Vesania. Por essa altura, já Adam The First Sinner tinha iniciado uma verdadeira dança das cadeiras na formação do projecto, melhorando sempre tecnicamente os Hate ao mesmo tempo que os dotava de disponibilidade para novos “voos” e para regulares incursões nas temporadas de festivais na Europa. O passo seguinte chegou com “Morphosis”, o sexto álbum de originais, que foi editado pela Listenable Records, que deu à banda uma visibilidade exponencial, acompanhada por um impressionante salto de qualidade musical e por uma crescente personalidade própria na composição. Cinco anos e dois álbuns volvidos, a Napalm Records (editora onde actualmente militam os Moonspell) reconhecia o valor, honestidade e estatuto dos Hate, um dos últimos bastiões do death metal satânico. “Solarflesh: A Gospel Of Radiant Divinity” foi recebido com elogios unânimes por parte da imprensa e bons resultados de vendas. Dois anos depois, “Cruzade:Zero” confirmava a boa forma do agora duo: Pavulon, dos Antigama, é agora o baterista fixo que acompanha Adam, enquanto os convidados Kain (baixo) e Domin (guitarra) completam actualmente a formação ao vivo que se apresentará em Portugal.

Os Noctem, veteranos da cena espanhola, são os convidados de luxo desta “Raid Across Euroland”, O death/thrash metal do grupo valenciano, bem enraizado no black metal, valeu-lhes na última meia-década, quatro álbuns de originais e o respeito dos seus pares. O enfoque da sua actuação estará certamente em “Haeresis”, o novo disco, que será lançado no final de Setembro pela conceituada Prosthetic Records.

Os concertos acontecem nos dias 28 (Hard Club, Porto) e 29 (RCA Club, Lisboa) de Novembro, a partir das 21 horas. Os bilhetes estarão disponíveis em breve. Brevemente serão anunciadas mais duas bandas de abertura.

DATAS:

28.11.2016 (Segunda-Feira) –
LOCAL: Porto / Hard Club

29.11.2016  (Terça-Feira) –
LOCAL: Lisboa  / RCA Club

PORTAS: 20h30 - INICIO 21:00

BANDAS:
HATE (POL) : https://www.facebook.com/HATEOFFICIAL
NOCTEM (SPA) : http://www.facebook.com/NOCTEMOFFICIAL


EVENTO FACEBOOK: PORTO: https://www.facebook.com/events/1314975878522236/
EVENTO FACEBOOK: LISBOA: https://www.facebook.com/events/320765841622441/


HATE: Valley of Darkness : Videoclip :
https://www.youtube.com/watch?v=WNMFnW34F-0



NOCTEM: The Submission Discipline : Videoclip :

https://www.youtube.com/watch?v=wOKlj5VFp40







MORE INFO AT//MAIS INFORMAÇÂO:
SEVEN HILLS PRODUCTIONS
Facebook: https://www.facebook.com/Seven-Hills-Productions-102541316769179/
Email: seven.hills.productions.pt@gmail.com
 

No comments:

Post a Comment

Note: only a member of this blog may post a comment.